A Gestão da Qualidade é uma gerência focada na qualidade da produção e dos serviços, podendo ser uma vantagem competitiva para a empresa que quer se manter no mercado, já que tem como objetivo principal de melhorar e identificar falhas no processo produtivo, propondo as devidas correções. Com esse projeto proporcionamos adequação às normas, rapidez nos processos, redução de despezas e custos, gerando um aumento na qualidade dos serviços.
Ela contempla 6 etapas:
- Controle e Organização de Estoque
- Elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s)
- Mapeamento de Processos
- Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF)
- Capacitação de Funcionários
- Auditorias de Qualidade
É um procedimento que visa gerenciar o que sai e entra no estoque do seu estabelecimento por meio de planilhas físicas ou eletrônicas que controlam as
unidades dos itens, datas e responsáveis. O objetivo é avaliar o consumo da matéria-prima e demais materiais necessários para o empreendimento, então, sendo possível realizar uma gestão financeira sobre estes itens, identificando
situações que podem implicar em gastos dispensáveis ou impactos negativos na produção.
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Os POP’s ou Procedimentos Operacionais Padrão são em uma linguagem simples, como uma receita de bolo, o objetivo é manter todos os processos e operações do seu estabelecimento padronizados, desde como se fazer a limpeza a manipular certo equipamento, para que assim mesmo tendo uma rotatividade ou por algum acaso um de seus funcionários precise de se afastar e outra pessoa fazer a função dele, seja mantida a mesma qualidade para o seu produto. Tendo esse documento que prevê de maneira simples e objetiva todas as práticas envolvidas em um processo, ajuda a diminuir as chances de desvios, falhas e erros, oferecendo assim mais segurança.
A importância dos POP’s, é tamanha, que alguns deles são exigidos pelos órgãos reguladores como a Agência Nacional da Vigilância Sanitária (ANVISA) a fim de garantir a qualidade dos produtos.
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Enquanto um POP indica “como fazer” determinada etapa, o Mapeamento de Processos é uma análise geral de um conjunto de atividades realizadas em seguida. Ele especifica o ponto de partida e fim de cada processo, obtendo o tempo gasto, responsáveis, materiais utilizados, dentre outras variáveis. Essas informações são reunidas em gráficos, fluxogramas e planilhas e se tornam uma poderosa fonte de identificação de erros e pontos de melhorias, além de possibilitar uma visualização que fornece um controle maior sobre cada etapa de um processo.
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É um documento exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O seu conteúdo é extenso e detalhado, pois explica todo o funcionamento, processos e características do estabelecimento, em relação aos aspectos higiênico-sanitário, produção e o controle de qualidade. Quando consultado, permite a qualquer pessoa entender a forma de trabalho do local e condições que se encontra, por isso, é extremamente eficiente na contratação e troca de funcionários, além de possibilitar ao proprietário identificar com facilidade pontos de melhorias na situação atual do local.
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É um treinamento oferecido aos funcionários para que eles compreendam como utilizar e a importância dos POP’s e o do Manual de Boas Práticas de Fabricação. Também são instruídos quanto aos requisitos higiênicos, de segurança e critérios de qualidade na manipulação dos produtos. Esse processo evita contaminações e acidentes durante o trabalho.
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A Auditoria é o monitoramento máximo da Gestão da Qualidade, o objetivo é garantir que os resultados estejam atendendo ao perfil de qualidade previamente estabelecido e agir de forma preventiva nos potenciais problemas encontrados. Isso se dá por meio de fiscalização das atividades e do trabalho dos funcionários. As Auditorias definem formas para que os produtos e serviços do estabelecimento estejam sempre no padrão de qualidade desejado, além de estabelecer formas de monitorar as atividades dos funcionários.
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